24 de set. de 2008

Planejar é fundamental.


O professor tem que estar seguro dos objetivos de seu projeto de ensino para que isso também esteja muito claro aos alunos e para que ninguém se perca na grande teia que é a internet, a importância do planejamento prévio das situações de ensino e aprendizagem que pretende desencadear. Em se tratando de oficinas sobre o uso pedagógico da Internet, lembremos alguns cuidados fundamentais:
Agenda: procure saber quem é o responsável pela recepção e infra-estrutura do local onde
a oficina acontecerá para agendar datas e horários com antecedência. Confirme data, local e
endereço;
Acesso: informe-se sobre a localização e o acesso;
Laboratórios: visite o laboratório antes da oficina e informe-se sobre as normas de uso do
local e sobre o número de máquinas disponíveis. Certifique-se do acesso à Internet. Confira se
todas as máquinas possuem um navegador instalado (Internet Explorer, a partir de 6.0 ou Mozzila).
Se houver dificuldades de acesso, usar o material impresso e a Vídeo-Aula Internet na
Escola. Verifique a disponibilidade de um DVD para uso durante a oficina. Observe a relação
entre o número de máquinas e o de participantes inscritos;
Horário: chegue com ao menos 15 minutos de antecedência, para preparar a sala e o material
e apresente-se ao responsável pelo local;
Pontualidade: seja pontual, tanto para iniciar quanto para terminar no horário estipulado;
administre o tempo e cumpra todo o roteiro;
Normas locais: siga as normas de uso do local e oriente os participantes quanto a essas normas,
por exemplo: não baixar programas, não salvar documentos, não alterar configurações,
fazer uso adequado do equipamento etc.;
Ordem: ao terminar, deixe o laboratório de Informática em ordem para atividades ou usuários
seguintes;
Lista de presença: é importante manter controle quanto ao número de pessoas que participaram
da oficina;
Atestados ou certificados de participação: combine com os participantes o momento de
entrega.
"Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação." (Perrenoud)