
| Ana Cristina Moraes Costa • Jackson Ramualdo Machado • Mônica Regina de Souza dos Anjos• Danielle Grynszpan | |
| Autores | |
| Ana Cristina Moraes Costa, Jackson Ramualdo Machado, Mônica Regina de Souza dos Anjos, Danielle Grynszpan | |
| Resumo | |
O CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho, no qual foi desenvolvido este trabalho, abriga em média 2.200 alunos e seu corpo docente é formado por 100 professores que atendem às 46 turmas que a escola forma anualmente, distribuídas em 3 turnos. É freqüentado por um número representativo de moradores da região e está localizado na proximidade do Rio da Prata, Campo Grande, zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro. A escola tem trabalhado com base na pedagogia de projetos, com o intuito de desenvolver ações pedagógicas interdisciplinares e contextualizadas, que busquem estimular aparticipação dos alunos da escola. Os temas utilizados, nos últimos anos, têm sido aqueles sugeridos pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Este ano o tema principal proposto foi “Evolução e Diversidade”, abarcando a evolução da vida, a seleção natural e as diversidades biológicas, ambientais, étnicas e culturais a partir dos conhecimentos diversificados. Conhecer os trabalhos pioneiros de Charles Darwin e Alfred Wallace, que dependeram também de suas incursões pela natureza tropical, em particular no Brasil, foram decisivos para introduzir o paradigma da evolução na cultura escolar, que vem sofrendo algumas dificuldades pela formação religiosa de alguns atores sociais envolvidos. Estimulamos o desenvolvimento de trabalhos na escola sobre o tema geral “Diversidade e Evolução”, expostos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do presente ano de 2008. | |
| Trecho | |
| Nacional de Ciência e Tecnologia do presente ano de 2008. OBJETIVOS Promover atividades educativas, de cunho investigativo, com base em questões-desafio, levando os alunos a formularem hipóteses e predições num processo de construção de uma aprendizagem ativa e participativa com relação ao tema "Evolução", um conceito paradigmático cuja abordagem encontra dificuldades devido à influência de visões religiosas conservadoras em algumas comunidades escolares. METODOLOGIA Este trabalho é um relato de uma experiência educacional realizada com turmas da terceira série do ensino médio, para abordagem do tema "evolução", em conformidade com o conteúdo programático da disciplina Biologia. Seguindo as orientações da metodologia investigativa, o processo de ensino-aprendizagem iniciou-se com base em uma pergunta-desafio inicial, dirigida aos alunos das turmas envolvidas: Será que Darwin esteve no Brasil durante a viagem no Beagle? O debate em sala de aula suscitou o aparecimento de novos questionamentos, por parte dos alunos, que os levou à formulação de hipóteses, como: 1- O que fazia um naturalista que viveu no século 19? 2- Se naquela época não existia computador e máquina fotográfica, como os naturalistas registravam os dados coletados? 3 Se realmente Darwin esteve no Brasil, será que ele passou também no Rio de Janeiro, onde moramos? 4- A idéia de que caracteres adquiridos ao longo da vida de um ser vivo poderiam ser transmitidos a seus descendentes, que o evolucionista Lamarck propôs, poderia ainda hoje ser aceita? 5- Darwin desenvolveu seu trabalho científico levando em conta a contribuição de Lamarck? 6- De acordo com a teoria evolutiva de Darwin, a evolução ocorre pelo processo de seleção natural. Neste caso, será que o conceito de evolução significa a mesma coisa que progresso? 7- Considerando a teoria darwinista da evolução, poderíamos considerar que os seres humanos são descendentes dos macacos atuais? 8- Como sabemos que os seres vivos são aparentados? 9- P | |
| Download | |
| Seminário Nacional ABC na Educação Científica | |
O Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa é um evento que ocorre anualmente com o intuito de promover a socialização de informações e experiências entre professores e pesquisadores dos pólos brasileiros, da América Latina, da França, dos Estados Unidos e demais interessados. | |
| As Pegadas de Darwin no Brasil Seminário Nacional ABC na Educação Científica | |
| Palavras-Chave | Evolução, Darwin e metodologia investigativa na pesquisa e no ensino de ciências da vida |
| Instituições | CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho, Fundação Oswaldo Cruz. |
| Cidades | Rio de Janeiro |
| Página Inicial | 93 |
| Página Final | 96 |
| Seminário | IV Seminário Nacional (São Paulo 2008) |
