3 de ago. de 2009

As Pegadas de Darwin no Brasil


Ana Cristina Moraes CostaJackson Ramualdo MachadoMônica Regina de Souza dos AnjosDanielle Grynszpan

Autores
Ana Cristina Moraes Costa, Jackson Ramualdo Machado, Mônica Regina de Souza dos Anjos, Danielle Grynszpan

Resumo

O CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho, no qual foi desenvolvido este trabalho, abriga em média 2.200 alunos e seu corpo docente é formado por 100 professores que atendem às 46 turmas que a escola forma anualmente, distribuídas em 3 turnos. É freqüentado por um número representativo de moradores da região e está localizado na proximidade do Rio da Prata, Campo Grande, zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro. A escola tem trabalhado com base na pedagogia de projetos, com o intuito de desenvolver ações pedagógicas interdisciplinares e contextualizadas, que busquem estimular aparticipação dos alunos da escola. Os temas utilizados, nos últimos anos, têm sido aqueles sugeridos pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Este ano o tema principal proposto foi “Evolução e Diversidade”, abarcando a evolução da vida, a seleção natural e as diversidades biológicas, ambientais, étnicas e culturais a partir dos conhecimentos diversificados. Conhecer os trabalhos pioneiros de Charles Darwin e Alfred Wallace, que dependeram também de suas incursões pela natureza tropical, em particular no Brasil, foram decisivos para introduzir o paradigma da evolução na cultura escolar, que vem sofrendo algumas dificuldades pela formação religiosa de alguns atores sociais envolvidos. Estimulamos o desenvolvimento de trabalhos na escola sobre o tema geral “Diversidade e Evolução”, expostos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do presente ano de 2008.

Trecho
Nacional de Ciência e Tecnologia do presente ano de 2008. OBJETIVOS Promover atividades educativas, de cunho investigativo, com base em questões-desafio, levando os alunos a formularem hipóteses e predições num processo de construção de uma aprendizagem ativa e participativa com relação ao tema "Evolução", um conceito paradigmático cuja abordagem encontra dificuldades devido à influência de visões religiosas conservadoras em algumas comunidades escolares. METODOLOGIA Este trabalho é um relato de uma experiência educacional realizada com turmas da terceira série do ensino médio, para abordagem do tema "evolução", em conformidade com o conteúdo programático da disciplina Biologia. Seguindo as orientações da metodologia investigativa, o processo de ensino-aprendizagem iniciou-se com base em uma pergunta-desafio inicial, dirigida aos alunos das turmas envolvidas: Será que Darwin esteve no Brasil durante a viagem no Beagle?

O debate em sala de aula suscitou o aparecimento de novos questionamentos, por parte dos alunos, que os levou à formulação de hipóteses, como: 1- O que fazia um naturalista que viveu no século 19? 2- Se naquela época não existia computador e máquina fotográfica, como os naturalistas registravam os dados coletados? 3 Se realmente Darwin esteve no Brasil, será que ele passou também no Rio de Janeiro, onde moramos? 4- A idéia de que caracteres adquiridos ao longo da vida de um ser vivo poderiam ser transmitidos a seus descendentes, que o evolucionista Lamarck propôs, poderia ainda hoje ser aceita? 5- Darwin desenvolveu seu trabalho científico levando em conta a contribuição de Lamarck? 6- De acordo com a teoria evolutiva de Darwin, a evolução ocorre pelo processo de seleção natural. Neste caso, será que o conceito de evolução significa a mesma coisa que progresso? 7- Considerando a teoria darwinista da evolução, poderíamos considerar que os seres humanos são descendentes dos macacos atuais? 8- Como sabemos que os seres vivos são aparentados? 9- P
Download
Trabalho [ 127,98 kB ]
Seminário Nacional ABC na Educação Científica

O Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa é um evento que ocorre anualmente com o intuito de promover a socialização de informações e experiências entre professores e pesquisadores dos pólos brasileiros, da América Latina, da França, dos Estados Unidos e demais interessados.

Academia Brasileira de Ciências

As Pegadas de Darwin no Brasil
Seminário Nacional ABC na Educação Científica
Palavras-ChaveEvolução, Darwin e metodologia investigativa na pesquisa e no ensino de ciências da vida
InstituiçõesCIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho, Fundação Oswaldo Cruz.
CidadesRio de Janeiro
Página Inicial93
Página Final96
SeminárioIV Seminário Nacional (São Paulo 2008)