
Colaboração para a Folha Online, no Rio
A Assembleia Legislativa do Rio aprovou na terça-feira (4) um serviço de telefone gratuito chamado de Telegramática para tirar dúvidas sobre a língua portuguesa no Estado. A proposta, que ainda será votada em segunda discussão, prevê a criação de uma linha telefônica para esclarecer dúvidas da população sobre o idioma, envolvendo questões como ortografia, acentuação, concordância, regência, sintaxe e morfologia.
"Conhecer bem o idioma é fundamental para o cidadão, seja na vida escolar ou no trabalho. Por isso, o Estado deverá prestar um atendimento personalizado e de caráter educativo", afirmou em nota o deputado Jairo Souza Santos, conhecido como Coronel Jairo.
A ideia é que o Plantão Gramatical funcione sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação, que poderá assinar convênio com instituições públicas ou privadas para implantar o sistema, que contará com oito professores se revezando em dois turnos.
Segundo a assessoria do deputado, o serviço deverá contar com um número telefônico exclusivo, para garantir o anonimato ao usuário e facilitar o acesso à gramática, principalmente, ao público de classe baixa, que não tem possibilidade de ter computador.
O deputado ainda afirmou que o serviço de teleatendimento é semelhante ao que já existe há 29 anos em Fortaleza, no Ceará, onde uma equipe de profissionais atende diariamente das 8h às 18h. O plantão da região recebe, em média, 150 ligações diárias.
"Em Curitiba, Brasília, Jundiaí (São Paulo) e Londrina (Paraná), o poder público também oferece plantões gramaticais por telefone, com a mesma finalidade", disse em nota.
De acordo com a assessoria do deputado, a proposta deve ser votada em segunda discussão daqui a duas semanas. Depois, ainda terá que ser sancionada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).
