9 de ago. de 2009

Olimpíada de Astronomia vai levar vencedor aos EUA

Por Fatima Rocha

Fotos: Cris Torres

A subsecretária Delânia Cavalcanti, representando a secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, participou nesta quinta-feira, 06/08, no Planetário da Gávea, do lançamento da Olimpíada de Astronomia, projeto que será realizado em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e a Fundação Planetário. A ação vai acontecer neste semestre e será dirigida aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino. O aluno vencedor vai visitar o Kennedy Space Center, em Orlando, Flórida. O objetivo da ação é incentivar os estudantes a desenvolverem o interesse e a paixão pela ciência e, em particular, pela astronomia.

Os estudantes vão participar de "quiz" de várias etapas, online e presencial. A última vai acontecer no Planetário. Além da visita ao Kennedy Space Center, o primeiro colocado também vai conhecer o Museu Aeroespacial, em Washington. A viagem será organizada pelo Departamento de Estado do EUA.

Para a subsecretária, é necessário inserir os alunos na sociedade do conhecimento e uma iniciativa como essa só é possível a partir da utilização de toda a tecnologia que a Secretaria de Estado de Educação vem disponibilizando para seus alunos e professores desde o início da atual gestão. Ela lembrou que as escolas estão sendo instrumentalizadas com os laboratórios de informática, redes wi-fi e sites de conteúdo, como o Conexão Professor e o Conexão Aluno. O sistema vem viabilizando o desenvolvimento de várias ações nesse formato.


Erik Holm-Olsen, Celso Cunha e a Subsecretária Dêlania Cavalcanti

- Quando levamos um projeto como esse para as nossas unidades de ensino, através de uma ação via internet – e onde podemos trabalhar disciplinas de geografia, física e conhecimentos gerais -, nós colocamos o nosso aluno nessa sociedade de conhecimento e mostramos que ele é capaz. Nós temos grandes talentos que precisam ser revelados - completou ela.

O diretor da Fundação Planetário, Celso Cunha, lembrou que, nos dias de hoje, é preciso provocar o interesse dos estudantes para essa área.

- A criança quer participar, mas precisa ser desafiada e contar com projetos que difundam os conceitos de astronomia de forma criativa. Temos um corpo técnico altamente qualificado para isso. Difundir ciência é a nossa primeira missão e estamos conseguindo isso através de parcerias como essa.

O cônsul para Relações Públicas e Imprensa do Consulado dos EUA, Erik Holm-Olsen, mostrou a satisfação de poder contribuir para a Educação no Rio de Janeiro.

- Esta parceria é uma oportunidade para colaborarmos com os alunos da rede pública e promover o interesse pelo estudo de astronomia. Hoje, inovação e tecnologia são as chaves para os estudantes avançarem no mundo.

Além da viagem para o primeiro colocado, os 100 finalistas vão receber telescópios que serão doados pela Sociedade Astronômica dos EUA, representada no lançamento pelo diretor-executivo da instituição, Kevin Marvel.

- São pequenos aparelhos que chamamos de Galileoscópios. Com eles, os estudantes vão poder fazer observações como às de Galileu Galilei - esclareceu ele.

O projeto tem a sua primeira etapa programada para setembro próximo e todas as informações sobre como participar serão disponibilizadas, a partir dessa data, no site www.conexãoaluno.com.br. O site também será um dos instrumentos de difusão de conteúdo do concurso.

Também participaram do evento Edward Guinan, chefe da delegação norte-americana da União Astronômica Internacional (IAU) - que está recebendo, no Rio de Janeiro, astrônomos do mundo inteiro para a XXVII Assembléia Geral da instituição - e Robert Williams, próximo presidente da IAU.

Outras iniciativas

Através de um termo de cooperação firmado, em junho último, entre a Secretaria de Estado de Educação e a Fundação Planetário, cerca de 200 mil alunos da rede estadual de ensino vão visitar, até 2010, duas unidades da Fundação Planetário – na Gávea e Santa Cruz. O acordo prevê, ainda, a capacitação de mil professores para orientarem os alunos durante as visitas. Desde 1998, não acontece uma visita guiada de alunos de escolas estaduais aos espaços do planetário. De agosto de 2009 a dezembro de 2010, haverá um cronograma especial de atendimento.