23 de ago. de 2009

Paz na base do papo

Projeto levará debates sobre drogas e violência a salas de aula da rede pública e abrigos

Rio - Convênio assinado ontem entre o governo do estado e o Grupo Cultural AfroReggae tem tudo para mudar a vida de milhares de jovens no Rio. O projeto ‘Papo de Responsa’, que tem um policial civil e um ex-presidiário como coordenadores, vai levar palestras sobre drogas e violência para as escolas da rede estadual e abrigos para menores infratores.

Foto: Carlos Magno
Norton Guimarães resumiu sua vida no crime e na cadeia e emocionou até o governador Sérgio Cabral

O principal objetivo do projeto, segundo o policial Roberto Chaves de Almeida e o ex-detento Norton Guimarães, é provar para os jovens que o “impossível pode se tornar possível”. “Isso é Papo de Responsa, um projeto que mostra para a sociedade que dá para fazer diferente. E o melhor exemplo é essa parceria, antes impensável: um policial e um ex-presidiário juntos em favor da paz”, destacou Roberto.

A história de vida de Norton, que passou 11 anos cumprindo pena num presídio de segurança máxima, emocionou até o governador Sérgio Cabral, que não conseguiu conter as lágrimas. “Precisamos de muitos Nortons e Betos. É com essa coragem que vamos quebrar o gelo, sobretudo dentro das corporações das polícias Civil e Militar, e entrar nas escolas. Será uma revolução pacífica! Isso vai colaborar muito para construirmos um Rio de paz”, discursou Cabral.

Usando sua própria história como exemplo, Norton disse que sonha com um futuro diferente para as novas gerações. “Quero ver nossas crianças num mundo melhor, aquele que todos almejamos. E só com a união de todos vamos alcançar isso”, destacou.