12 de ago. de 2009

Secretarias de Educação e de Saúde decidem recomeçar as aulas no dia 17

Por Fernanda Valles

Foto: Cris Torres

Em entrevista coletiva, os secretários de estado de Educação, Tereza Porto, e de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, afirmaram que as aulas da rede estadual de ensino não serão adiadas novamente. O retorno será no dia 17 de agosto.

De acordo com os secretários, um decreto do governador Sérgio Cabral será publicado nesta quinta-feira determinando que as servidoras estaduais gestantes permaneçam em casa até o dia 28 de agosto, quando será reavaliada a necessidade de continuação ou não da licença. Para isso, é preciso procurar o departamento de Recursos Humanos da unidade onde trabalham, apresentando o exame que comprove a gravidez. No caso de professoras, a recomendação é procurar o diretor da escola com o exame. Não será necessário atestado médico.Adicionar imagem

Segundo a secretária de Educação, os responsáveis não devem enviar os filhos gripados às escolas. As faltas serão abonadas mediante contato dos pais com a unidade de ensino, informando a situação de saúde do aluno. Neste caso, também não serão necessários atestados médicos.

Os professores serão orientados a afastar imediatamente os alunos que, porventura, apresentem sintomas de gripe durante as aulas. Estes alunos serão conduzidos a outro espaço e o responsável deverá ser contatado para buscar a criança ou adolescente no colégio. Se o estudante estiver com febre e sintomas da doença, o responsável será orientado a levá-lo para uma consulta em uma unidade de saúde.

- Desde ontem, a Secretaria está distribuindo nos colégios da rede 176 milhões de copos descartáveis, o suficiente para dois meses de utilização. Na segunda-feira, data de retorno dos alunos, todas as escolas já estarão preparadas para recebê-los -, disse Tereza Porto.

Ainda de acordo com a secretária, todos os diretores receberam orientações sobre os cuidados de higiene com os alunos, a ventilação das unidades, a lavagem das mãos nos intervalos das aulas e antes da alimentação, entre outras. Também foram distribuídas nas escolas 20 mil cartilhas, com informações sobre sintomas e transmissão da gripe.

Os 463 inspetores escolares foram treinados por profissionais da Secretaria de Saúde para dar orientação às escolas. Eles farão visitas regulares às unidades e serão multiplicadores dos procedimentos e cuidados necessários.

As escolas técnicas, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, também retornam às aulas no dia 17. As universidades têm autonomia para decisão, mas também devem acatar a data.

A reposição das aulas será realizada com a utilização de oito sábados letivos, a partir de setembro, e uma semana a mais de aulas em dezembro. O calendário será publicado no site da Educação.