10 de ago. de 2009

Telecurso e SEEDUC celebram o Dia do Estudante

Muita gente não sabe, mas, esta terça-feira, dia 11 de agosto, é o Dia do Estudante. Pensando nisso, o Telecurso e seus parceiros vão promover uma grande festa para celebrar o direito de estudar. Em cinco cerimônias simultâneas, que acontecem às 15h30, em Manaus, Rio de Janeiro, Palmas, Recife e Belo Horizonte, o Telecurso vai reunir governantes, parceiros, educadores e estudantes. No Rio, a festa acontece no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, com presença do governador Sérgio Cabral; da secretária de estado de Educação, Tereza Porto, do prefeito Eduardo Paes; da secretária municipal de Educação, Claudia Costin; e do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, entre outros.

Na ocasião, será firmada uma parceria entre a secretaria municipal de Educação do Rio e a Fundação Roberto Marinho para a implementação da metodologia do Telecurso nas escolas municipais. Na rede estadual de ensino, a parceria com a Fundação resultou no projeto Autonomia, de formação nos ensinos Fundamental e Médio. Atualmente, há 13.180 alunos inscritos.

A celebração vai proporcionar também o intercâmbio de atuais alunos do programa de diferentes estados. Enquanto o acreano Samoel Lima e a amazonense Mirna de Albuquerque contam suas experiências ao Rio de Janeiro; a carioca Mara Jane do Nascimento fala para os estudantes do estado do Amazonas; Weslei Jackson, do Distrito Federal conversa, em Palmas, com os novos estudantes do Tocantins.

As atividades – que terão em média uma hora de duração - serão exibidas ao vivo e em rede nacional, unindo os estados que participam da festa numa edição especial do Jornal Futura ao Dia do Estudante, que vai ao ar das 16h às 16h30. A ideia é fazer com que todos se vejam e se reconheçam ao incentivar a Educação no país. Afinal, os 58 milhões de estudantes brasileiros são muito mais do que números em estatísticas de ensino.